Páginas

Argumentação por hipótese

Leitura de um exemplo de argumentação por hipótese:

Ainda que exista a hipótese (bem provável), recentemente divulgada pela imprensa, do vírus da Aids criado em laboratórios norte-americanos com o propósito de guerra bacteriológica contra minorias indesejáveis pela cultura Wasp*, não deixa de nos chamar: atenção a leitura metafórica dessa doença, síntese do império dos sentidos sem sentido que começa no século XVIII, com a substituição da dialética das paixões pelas vantagens secundárias da civllização. A doença que se instala onde deveria se instalar o amor consiste na perda de todas as defesas do organismo contra quaisquer doenças, o que é uma espécie de sintoma da introjeção da agressividade, que abandona seu potencial rebelde e transformador para adquirir um caráter suicida. O organismo destrói a si mesmo porque não sabe mais se defender pela agressividade nem se revitalizar no amor.

*Wasp: White, anglo-saxon and protestant, brancos, anglo-saxões e protestantes. Designação para os norte-americanos que se consideram legítimos em relação aos diversos integrantes de outras etnias.

(Maria Rita Kehl - A Psicanálise e o Domínio das Paixões - Os Sentidos da Paixão, São Paulo, Funan / Companhia das Letras, 1987)

Comentários

A autora alude a uma hipótese de domínio público sobre tema em questão - as razões do surgimento do vírus da Aids - para em seguida colocar aquela que pretende defender: a leitura metafórlca dessa doença, síntese do império dos sentidos sem sentido que começa no século XVIII... etc.

A fim de começar a fazer tal defesa, ela coloca a doença como sintoma da introjeção da agressividade, que adquire um caráter suicida, devido à falta de amor, substituído pelas vantagens secundárias da civilização, na modernidade.



Perceba que na conclusão do parágrafo aparece a reafirmação da hipótese, cuja demonstração será feita ao longo do texto como um todo: O organismo destrói a si mesmo porque não sabe mais se defender pela agressividade nem se revitalizar no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário